SC PLAINER-03

 

No desenvolvimento da linguagem, a criança passa por etapas diferentes, correspondentes à sua idade e nas quais irá adquirindo novos conhecimentos linguísticos, sendo fundamental identificar antecipadamente as dificuldades ao nível do desenvolvimento e da linguagem, para permitir uma rápida intervenção do terapeuta e prevenir problemas de aprendizagem.
O terapeuta da fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação, perturbações da voz e alterações da estrutura, assim como, as funções auditiva, visual, cognitiva, respiratória e também na identificação e resolução de problemas relacionados com a deglutição e alimentação.

O objetivo da terapia da fala é a promoção da eficácia na comunicação da criança no seu meio social, escolar e familiar, tendo especial atenção às suas caraterísticas individuais e do seu meio envolvente.

 

 

rsz_terapia_da_fala

Quando devo recorrer ao terapeuta da fala?

Alterações de comunicação, linguagem, fala, leitura e escrita, gaguez, motricidade orofacial, deglutição; gaguez, perturbações da linguagem, fala e deglutição adquiridas (ex.: associadas a doenças degenerativas, AVC…), patologias vocais.

A SalusCare, tem ao seu dispor uma consulta de Terapia da Fala, por forma a diagnosticar, melhorar e tratar as dificuldades da criança ao nível de aprendizagem relacionadas com a compreensão, com o vocabulário e dificuldades na comunicação ou nas necessidades específicas de linguagem.

Terapeutas

 Dra. Aira Rodrigues; Dra. Soraia Ibrahim;