• 08 NOV 14
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    Stresse

    SalusCare

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    As suas causas podem ser de origem interna tais como comportamentos, ansiedade, expectativas irreais das coisas ou de origem externa, tais como os acidentes, mudanças de casa ou emprego, perdas de pessoas com as quais temos fortes ligações emocionais ou situações sob os quais o indivíduo não tem controle algum. As que vêm de dentro de cada pessoa são valores, crenças, padrões de comportamento, expectativas irreais e ansiedades.
    O nosso atual estilo de vida a que muitas vezes somos obrigados pela força da necessidade, bem como a assimilação de comportamentos que nos levam a ter um dia a dia cheio de pressões e obrigações que nos levam a procurar um excessivo consumismo e na degradação das relações pessoais.
    O organismo como resposta a essas situações de perigo, rersponde instalando-se um sintoma de stresse e este quando persiste e se instala de forma continuada, torna-se nocivo.
    O Stress tem várias repercussões na nossa saúde e bem-estar, embora se manifeste de formas diferentes de pessoa para pessoa. Uma alimentação desequilibrada, provoca a descida dos níveis de açúcar no sangue, causando sintomas de mau humor, instabilidade e de fadiga.
    O stresse tem um papel preponderante no aumento de peso, pois o organismo reage com um aumento de produção de hormonas tais como o cortisol e enzimas que influenciam o apetite e o aumento de peso.
    Podem surgir problemas como alergias, transtorno de pânico, infecções causadas por baixa imunidade, depressão, asma, bronquite, enxaqueca, gastrite, obesidade e alguns tipos de tumores.
    As tensões emocionais propiciam doenças cardiovasculares, pela libertação de hormonas tais como a adrenalina e o cortisol, em situações stressantes, provocando reações que levam ao aumento da pressão arterial e mesmo ataque cardíaco.

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    Conselhos

    – Procure fazer com que a sua alimentação seja constituída por uma dieta saudável, diversificada e rica em vitaminas, hidratos de carbono complexos, vegetais, peixes ricos em ácidos gordos e ómega 3, fruta, gorduras saudáveis e aminoácidos. Uma alimentação de qualidade garante o fornecimento de todos os nutrientes essenciais para combater as consequências do stress na sua saúde.
    – Evite o consumo de alimentos ricos em hidratos simples ou muito calóricos, que apesar de  nos darem uma sensação momentânea de energia, pois são absorvidos e digeridos rapidamente pela corrente sanguínea, no entanto, também nos levam a ingerir maiores quantidades para obtermos essa sensação de bem-estrar.
    – Privilegie o consumo de arroz, batatas, massa, feijão, grão, pois estes contém hidratos de carbono complexos, uma vez que o organismo os absorve e digere os hidratos mais lentamente, dando a sensação de saciedade e mantendo os níveis de açúcar no sangue estáveis.
    – Restrinja o consumo de café, chá com cafeína, bebidas energéticas e as alcoólicas.
    – Evite estar muito tempo sem se alimentar e dê especial atenção ao pequeno-almoço. Coma sem pressa e se possível faça as suas refeições em família.
    – Observe os excessos que comete e proteja o seu corpo e mente.
    – Durma e descanse o suficiente, pois um dos efeitos do stress são as alterações no sono, dificuldade em adormecer, sono intermitente e pesadelos.
    – Promova um investimento em você, pois só assim poderá levar a cabo uma verdadeira mudança.
    – Pratique exercício físico
    – É muito importante aprender a conviver aprenda a conviver com o stress e considere a hipótese de procurar ajuda médica.

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