SC PLAINER-03

Medicina Tradicional Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se numa teoria sistemática e muito abrangente, tendo como base o funcionamento do corpo humano como um todo, ao contrário da medicina convencional que retrata as patologias de um modo isolado. Atualmente é reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) pelas sua características únicas, que através de um aprofundamento filosófico e energético, ao longo dos tempos conseguiu obter métodos de validação da ciência moderna.

O Diagnóstico na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é a herança deixada pelos antigos médicos chineses, que através dos tempos foram melhorando a anamnese, ultrapassando algumas dificuldades e legando o seu saber ás gerações vindouras. O diagnóstico da Medicina Chinesa, embora aparentemente simples, é muito eficaz – as observações a serem feitas incluem observar, ouvir, cheirar, perguntar e tocar, destacam-se no diagnóstico a observação da língua e o exame do pulso, que fornecem informações preciosas e exatas sobre a condição de saúde do paciente. Como tal, a combinação dos métodos terapêuticos da medicina chinesa é indicada num vasto e diverso leque de patologias, do foro musculo-esquetético (lombalgia, ciática, etc…), digestivo (gastrite, obstipação, etc…), nervoso (stresse, depressão, etc…), dermatológico (dermatite, alergia, etc…), respiratório (asma, sinusite, etc…), entre outros.

Gal_10_600

 

Acupuntura

A Acupunctura é uma parte importante da terapêutica aplicada em Medicina Tradicional Chinesa, sendo considerado um método de tratamento dito complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde.
A palavra acupuntura deriva do latim (acus) agulha e punctura (punção). É um método terapêutico, que consiste na punção com pequenas e sólidas agulhas, em pontos específicos do corpo para melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado geral do paciente.

Gal_23_600

Moxabustão

De história milenar, originária do norte da China, moxabustão significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”, uma espécie de acupuntura térmica, feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.
É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa, que se baseia nos mesmos princípios e conhecimento dos meridianos de energia trabalhados na acupuntura.
A moxabustão trata e previne doenças através da aplicação de calor em pontos e/ou certos regiões do corpo humano.

Auriculoterapia

Auriculoterapia é uma forma, de medicina alternativa, baseada na ideia de que a orelha é um micro-sistema, que representa o corpo inteiro. Aurículo (orelha) + terapia (tratamento), ou seja, um tratamento através da orelha, que tonificando ou dispersando os pontos relacionados com a patologia, através de agulhas previamente preparadas para este fim, esferas magnéticas ou sementes, tem como objetivo reequilibrar o organismo, restabelecendo a saúde.

Shiatsu

Shiatsu  é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX. Apesar das muitas diferenças entre as suas várias escolas, o Shiatsu mantém a sua característica básica, que é ser uma terapia corporal que utiliza pressões com os dedos ao longo do corpo (Pressão=”Atsu”; dedos=”Shi”).
Esta pressão exerce-se com os dedos polegares e as palmas das mãos, pelas terminações nervosas localizadas em si e através das terminações nervosas livres, a pele é capaz de perceber estímulos tácteis de pressão profunda, de calor, de frio e de dor. Situado num lugar intermédio entre o conhecimento tradicional da acupuntura, apoiada na teoria dos pontos vitais (tsubo), e o científismo da medicina ocidental, o Shiatsu, através das mãos do terapeuta profissional, acede aos desequilíbrios estruturais e permite que o corpo ative os seus próprios mecanismos de auto-cura, os quais possui desde o seu nascimento.

Reflexologia

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência e um método muito eficaz de tratamento. É uma técnica curativa holística – o termo holístico é derivado da palavra grega Holos que significa “inteiro” e, assim, procura tratar o indivíduo como uma entidade constituída de corpo, mente e espírito.
É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos com base na premissa de que as áreas reflexas correspondem a todas as partes do corpo. A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas.

As principais áreas reflexas trabalhadas são: as mãos (reflexo palmar); os pés (reflexo podal); as orelhas (reflexo auricular); a coluna (reflexo vertebral); a face (reflexo facial); e o crânio (reflexo cranial)
Cada uma destas áreas representa um micro-sistema do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo, que estão dispostos de uma forma similar á sua localização real.
Esta técnica provoca mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado.
Desta forma, esta terapia pode desempenhar um papel importantíssimo na conquista e manutenção de uma boa saúde.

Tuina ou Tui NÁ: (massagem e osteopatia chinesa)

Tui NA é uma forma de massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa, como a acupuntura, moxabustão,  fitoterapia chinesa e qigong.
O Tui Na emprega técnicas de massagem para estimular ou sedar os pontos dos meridianos do paciente, visando o equilíbrio do fluxo de energia por estes canais.

Dietoterapia Chinesa

A dietoterapia chinesa é uma das formas de tratamento da saúde adotada pela medicina tradicional chinesa, pois é a prática de prevenção e tratamento de problemas de saúde através do uso de alimentos naturais, de acordo com o desequilíbrio energético do doente.
Na China há restaurantes especializados em preparar receitas para os seus clientes a partir do diagnóstico das suas necessidades segundo os princípios da medicina tradicional chinesa.Nesta avaliação é necessário considerar: o estado de saúde do cliente/paciente; a natureza dos alimentos adequados para sua recuperação; e a estação do ano e as transformações do clima que ela traz, adaptando a alimentação de modo a também fortalecer o paciente para enfrentar estas mudanças.

Massagem de Relaxamento

Geralmente, a Massagem Sueca utiliza uma combinação de toques de deslizamento longo, pressão, percussão e fricção aplicados à musculatura superficial. Esses toques podem ser aplicados separadamente ou combinados, conforme a necessidade do cliente durante a sessão. Em geral, são combinados com movimentos passivos e ativos que acalmam e relaxam o paciente e, ao mesmo tempo ativam a sua circulação.
A massagem de relaxamento e a massagem para a manutenção da saúde são consideradas modalidades suecas. Os seus benefícios mecânicos e reflexos são o aumento da circulação sanguínea, da circulação linfática e da amplitude de movimento.

Pode-se afirmar que os efeitos fisiológicos da massagem sueca são evidentes em todos os sistemas orgânicos, como o sistema esquelético, muscular, nervoso, circulatório, respiratório, digestivo e fundamental no termo regulação do organismo.

MASSA

Massagens Terapêuticas

Cada massagem conjuga a especificidade do cliente com a sabedoria milenar da massagem terapêutica, logo, duas massagens nunca podem ser exatamente iguais. As massagens terapêuticas, tem enormes benefícios físicos, pelo que só devem ser praticadas por pessoas formadas e certificadas para tal, sendo que a sua execução passa pela manipulação manual dos tecidos, promovendo assim a sensação de bem-estar geral e o reequilíbrio entre os vários sistemas do organismo.
Trata-se de uma terapia completa e passível de ser usufruída dentro das mais variadas faixas etárias.
A massagem é realizada num ambiente calmo, para que o paciente se desligue dos seus problemas diários e renove as suas energias.

 

A SalusCare dispõe de 1 gabinete concebido para que a sua experiência seja sempre uma fuga ao stress do quotidiano de uma forma saudável para cuidar do seu corpo se medicamentos e com excelente relação preço/qualidade.

Técnicos

Medicina Tradicional Chinesa – Dra. Cláudia Raimundo;
Osteopatia – Dr. Sérgio Pereira
Homeopatia – Dr. Sérgio Ferreira;
Mesoterapia Homeopática – Dr. José Moreira;
Shiatsu – Dra. Cláudia Raimundo;
Tuiná – Dra. Cláudia Raimundo;
Reflexologia – Dra. Cláudia Raimundo / Dra. Teresa Lourenço;