rsz_pjn_4941

A Medicina Física e Reabilitação (também chamada Fisiatria), é uma especialidade médica que intervém na prevenção, diagnóstico e tratamento de indivíduos com patologias do foro ortopédico, neurológico, reumatológico, entre outros, sempre que apresentem dor, deficit de função e/ou limitação nas atividades da vida diária, sejam elas causadas por traumatismo, doença ou de origem genética.
O papel do fisioterapeuta é fazer com que o paciente redescubra o seu potencial e, através de exercícios e técnicas específicas, recupere a mobilidade após um acidente, lesão ou doença. Os exercícios realizados pelo fisioterapeuta proporcionam uma maior independência, funcionalidade e qualidade de vida ao paciente.
Após a avaliação clínica e funcional dos doentes na consulta de Fisiatria, o médico fisiatra elabora um plano de reabilitação, estabelecendo também a duração, periodicidade e objetivos de tratamento. Articulando a terapêutica medicamentosa com as várias áreas da reabilitação, como sejam a fisioterapia, a terapia ocupacional, a terapia da fala, entre outras, pretende-se otimizar o potencial de recuperação de cada doente, promovendo a sua melhoria sintomática e funcional.
Trabalhamos com elevado padrão de qualidade e os melhores profissionais, sendo que o que mais nos distingue é a forma personalizada com que respondemos às suas necessidades específicas, procurando oferecer uma solução de saúde adequada a cada caso individual.

 

rsz_pjn_4877

Áreas de Intervenção

-Assistir, facilitar e reestruturar a função global, melhorando a mobilidade/flexibilidade, a força, a resistência física e o controlo do movimento
– Prevenir e limitar as permanentes incapacidades físicas resultantes de doença ou acidente;
– Restaurar, manter e promover um bom estado geral de saúde;
– Intervir em pessoas de todas as idades no sentido de melhorar a sua participação nas atividades funcionais do dia-a-dia;
– Aliviar a dor e promover um equilíbrio muscular

Preparação para o parto

A chegada do um bebé é um momento único de alegria, assim como de muitas dúvidas. O curso de preparação para o nascimento consiste num conjunto de sessões de esclarecimento que pretendem antecipar e esclarecer, preparando os paiso mais possível para melhor receberem o seu bebé.

 

Preparação para o nascimento

Expectativas dos pais;
Alívio de desconfortos;
Cuidados com o períneo;
Sinais de Trabalho de parto; O Parto;
Rotinas da maternidade;
Técnicas de relaxamento;
A massagem na grávida;
O exercício na gravidez;
Preparar o corpo para parto;
Alívio da dor – analgesia e posicionamentos;
O papel do pai/acompanhante;
Aleitamento materno;
O Recém Nascido – cuidados básicos;
A mãe e o pós-parto;
Gestão de ocupações.

Fisioterapeutas

José Moreira; Nuno Coutinho e Miguel Relvas