• 08 NOV 14
    • 0

    Alimentação no desporto

    SalusCare

    sport

    Uma alimentação adequada assegura um fornecimento de nutrientes essenciais para a preparação, recuperação e adaptação do exercício físico.
    A prática de atividade física é essencial para um estilo de vida saudável. É reconhecido que traz inúmeros benefícios, não só para o controlo de peso como também para a prevenção de muitas doenças. No entanto, em qualquer prática desportiva ocorre um desgaste do organismo através de diversos fenómenos fisiológicos, como por exemplo, stresse oxidativo, inflamação, perdas de fluídos e minerais, entre outros. Desta forma, a alimentação assume um papel extremamente importante no desporto ao garantir os nutrientes essenciais para a preparação, recuperação e adaptação do exercício físico.
    O tipo de alimentação pela relação direta com as necessidades nutricionais de quem o pratica o exercício físico, é determinante no nível da intensidade, duração e frequência do exercício físico. Assim, as escolhas alimentares deverão ser ajustadas caso a caso, bem como ter uma alimentação equilibrada e diversificada, que são importantes para todos os indivíduos que praticam algum tipo de atividade física.

    Uma boa alimentação minimiza o impacto do exercício no organismo e promove a adaptação ao mesmo, o que é o caminho para um estilo de vida saudável.

    mudar de vida2

    O papel da hidratação 

    É essencial manter um bom estado de hidratação antes, durante e após o exercício físico, pois até mesmo uma ligeira desidratação pode trazer efeitos negativos no organismo e na capacidade de lidar com a atividade física, levando ao aparecimento precoce de fadiga. Assim, manter um nível adequado de hidratação é uma prioridade para promover saúde e bem-estar.

     

    nutriçao

    O que comer antes da atividade física

    Antes da prática de atividade física é importante consumir uma refeição que contenha hidratos de carbono tais como massa, o arroz, a batata, cereais, leguminosas e fruta. É recomendável que sejam privilegiados os hidratos de carbono de absorção lenta ou complexos – geralmente estão presentes em alimentos pouco processados – em detrimento dos hidratos de carbono de absorção rápida ou simples – presentes em alimentos processados, como por exemplo, bolachas, cereais de pacote e barras de cereais.

    Depois da atividade física

    Após a atividade física é necessário repor as reservas de glicogénio e os minerais perdidos durante o exercício. Assim, a água, as bebidas desportivas e alimentos fornecedores de hidratos de carbono são opções alimentares de destaque.  Consumir proteínas após o exercício também traz benefícios na recuperação muscular, sendo que estas podem ser obtidas através de alimentos como carne, peixe, ovos, leite, iogurte ou frutos secos. A ingestão de alimentos com antioxidantes como morangos, amoras, mirtilos, cerejas, uvas, kiwi, laranjas.

    Leave a reply →

Photostream